O livro “Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul”, de autoria do biólogo santo-angelense Dante Andres Meller, será lançado nessa sexta-feira, 01 de dezembro.

De acordo com Meller, a obra surgiu como continuação de um primeiro livro que ele publicou sobre aves de Santo Ângelo, então a ideia foi de ampliar o trabalho para a região noroeste, a partir da experiência profissional no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, e da sua participação do no Grupo Ave Missões.

O livro começou a ser produzido há pouco menos de três anos, paralelamente há outras atividades profissionais do biólogo, e possui em 212 páginas, registros de aves da região noroeste, sendo uma publicação inédita para a região. “Ele é interessante em termos de novidade, pois apresenta diversas espécies, faz uma catalogação de aves, apresenta pontos no mapa, possui registros inéditos. São  411 espécies ilustradas, e há poucos guias e livros desse tipo disponíveis no Rio Grande do Sul”, explicou o biólogo.

Para Meller, o lançamento do livro em Santo Ângelo é gratificante, já que é sobre um assunto que ele gosta, que está relacionado à sua profissão e acerca de algo que ele acredita: a conservação da natureza, através de uma consciência ambiental. “As aves, nesse sentido, têm um papel bem destacado. Muitas vezes as pessoas acabam reconhecendo a importância da natureza por esses animais que chamam atenção, e as aves estão presentes no nosso dia a dia, então são como promotores da causa do meio ambiente” ressaltou.

Formação

Dante Andres Meller é biólogo, ornitólogo, graduado pela URI Santo Ângelo, onde também fez pós-graduação em Ciências Ambientais, com Ênfase em Conservação da Biodiversidade. É mestre em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria. Todos os trabalhos monográficos acadêmicos de Meller foram desenvolvidos sobre a temática das aves de rapina e sua conservação.

Além da formação acadêmica, atuou por muitos anos como coordenador do Ave Missões, grupo de observadores de aves do qual é integrante e um dos formadores. Por meio da dinâmica de saídas a campo e reuniões participativas, pôde compreender mais, tanto as aves da região noroeste do RS, como seus ambientes, e ainda, o potencial da atividade de observação de aves.

Também possui experiência com Unidades de Conservação, onde, durante anos de trabalho Parque Estadual do Turvo, atuou em diversas funções como pesquisador, guia, monitor ambiental, gestor e conselheiro.

Lançamento

O lançamento do livro “Aves da Região Noroeste do Rio Grande do Sul” será realizado das 18 às 20 horas, no Museu Municipal de Santo Ângelo, em frente à praça da Catedral Angelopolitana.

A publicação possui apoio do Instituo Estrela Radiante, da Editora Tenondé e do Grupo Ave Missões, além de contar com a colaboração de pessoas que contribuíram com imagens e informações.

A obra está sendo comercializada a R$50 e pode ser adquirida no lançamento ou direto com o autor pelo Facebook ou email (dantemeller@yahoo.com.br).

 

COMPARTILHAR